quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O GRITO DA DOR!

Segundo, o excelente escritor Philip Yancey em seu trabalho, juntamente com seus colaboradores em uma incansável jornada de analisar os segmento da dor no livro "Onde está Deus quando chega a dor?". Tanto no sentido físico, como emocional revela que a dor tem seus benefícios, mesmo que seja desagradável. Sabemos que ninguém convida a dor para um bate-papo. Para o chá da tarde. Muito menos para um churrasco nos finais de semana. Então por quê Deus com sua Onisciência permitiu que o homem sentisse a dor ? Tenho convivido algum tempo enfrentando a dor quando ela chega. Parece, que por algum tempo ela fica dormindo, mas ao desperta-la lanço a procura dos neurocirurgião para as  portas da fisioterapia. E longos meses de remédio,como tramadol de 50 mg, um analgésico para dor que não é suficiente para ter uma vida saudável, entre outros medicamentos. Como amitriptilina, ciclobenzaprina e meloxicam , ambos em pequenas capsulas, mas o "poder" de silencia-la. Provavelmente, a dependência de qualquer outro remédio causa um extremo alivio, por outro lado causa de outros incidentes em nosso organismo.  Certamente que a dor precisa ser tratada, sendo a mesma, um inimigo invisível para quem não está sentindo. A dor pode ficar  isolada por algum tempo, mas ela sempre aparecerá. Ela reprime e limita os nossos planos. O despertar do "pequeno" inimigo invisível seja útil para muitos, para outros preferem deixa-la adormecida. 
Por exemplo, a Síndrome de Riley-Day, ou a sigla ICDA é uma desordem do sistema nervoso autônomo que afeta o desenvolvimento e a sobrevivência dos neurônios sensoriais, simpáticos e parassimpático no sistema nervoso autônomo sensorial, resultando variáveis sintomas incluindo: insensibilidade à dor, incapacidade de produzir lágrimas, fraco crescimento, e pressão arterial lábil (hipertensão episódica e hipotensão postura. O sintoma mais característico é a ausência da sensibilidade à dor. Certamente seja terrível não sentir dor! A dor sinaliza que algo está errado. Algo que é preciso ser tratado. Uma ferida sem a dor  é algo preocupante. 
Em uma reportagem da Revista Crescer no site, revista  crescer.globo.com,  relata a história de Josh, em 2011, quando tinha 3 anos.
"Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu."¹ 


ELEMENTO DA DOR



  Tratando da dor. Podemos revelar que há certas linguagem da dor. Entre duas dessas linguagem há um grito coando na lembrança,ou na alma de alguém. 
Por que há muitos cristãos que convive com suas feridas do passado? 
Por que essas feridas ainda cicatrizadas, as marcas coam desesperadamente? 
Criamos métodos para que tais feridas retardam. Mas os resultado ainda não são satisfatório.
Muitos são adeptos a iogas (meditação) a busca de uma paz interior. Livros e de frases de motivação que agem como analgésicos da dor para o seu interior. E ao vasculhar profundamente no seu interior essas feridas continuam . 
Será que Deus quer dizer alguma coisa com isso? Usando a dor para comunicarmos algo? Por mais que digam que é a permissão de Deus. Podemos também dizer que Ele é amor. A dor causa sofrimento. E mesmo que alguém diga que seja o pecado, ainda não é afirmação convincente. 
Josh só tinha 3 anos quando seus pais descobriram essa doença, mesmo que alguém diga qualquer parâmetro teológico não poderá finalizar com resposta pessoais. Somente Deus poderá transmite a esses pais uma resposta.
Sabemos que Deus lançou a dor devido a desobediência da mulher e do homem. Ele disse para mulher: "...multiplicarei grandemente a tua dor (física)". Virou para o homem e disse:"...com dor comerás dela todos os dias da tua vida." Isto é do seu trabalho (físico). Ambas situações era uma sentença que cada um poderia suportar, seja no parto, seja no trabalho. Antes da queda, será que Adão e Eva não sentia dor ? Claro que não. Tanto que ao lermos  em qualquer versão bíblica notamos que era de forma direta, e não subjetiva. Tanto que a dor é uma algema daquilo que plantamos e colhemos.


FORMAS DA DOR


A dor  pode aparecer de duas maneiras de forma direta e indireta.
A de forma direta não tem meio termo. 
E como alguém informasse um falecimento de amigo, ou parente. 
O médico que com exame nas mãos se ouve: - "É melhor realizar o seu testamento."
Do marido ou da esposa que chega e diz: - "Não dá mais, quero divorcio." 
Uma dormecia aparente, e uma forte dor no peito. A corrida desesperadora para emergência. Todas essas questões de  alguma forma, mesmo sendo uma situação diferente resulta em dor. Na auto estima, no sentimento,na família, mas voltado para o que chamamos de corpo.
A forma indireta, ela se apresenta de forma gradativa. Uma desconfiança de que está sendo traído. 
Alguém pense: "o silêncio da desconfiança é o melhor remédio da esperança". Com este pensamento muitos estão a beira da depressão, uma dor que acumula em um "recipiente" escuro e frio. Uma bomba relógio, indeterminadamente, sem previsão para explodir. 
Segundo a Revista Galileu, a depressão é uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo. De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental. O Japão está no final do ranking, com apenas 2,2% de pessoas doentes nos últimos 12 meses.
Os resultados mostraram que a depressão atinge uma porção maior da população dos países mais ricos, 14,6% das pessoas já apresentaram a doença. Enquanto 11,1% dos moradores dos lugares mais pobres têm ou já tiveram depressão alguma vez na vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a doença afete 121 milhões de pessoas.
Certa vez conversei com amigo, em seu relato disse que sua mãe antes de suicidar-se estava numa profunda depressão. Uma mulher conhecedora do evangelho, mas sentindo-se só. Salmista declara: "Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu."² Deus é Ser Supremo que nunca deixa de ouvi, e nem cruza os seus braços, e levantas os ombros, dizendo: "Não tenho me interessa os seus problemas". Ou, "você arrumou, você concerta." 
NÃO, e novamente, NÃO! Ele não é desse jeito. Você pode clamar por ajuda, e Ele atenderá!
Você não está sozinho.Você não conhece bilhões de pessoas no mundo. E você sabe disso. Mais Deus conhece bilhões de pessoas no mundo, e você está incluído. 
Por quê? 
Ele Te ama.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."³

1- Salmos 142 : 6
2- Salmos 120 : 1
3- João 3.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário