sábado, 6 de abril de 2013

QUAL É A SUA MOTIVAÇÃO?


 MOTIVAÇÃO 

É um Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.
Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação. Assim a principal questão da psicologia da motivação é :
-"Por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?".
"O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações".

OPRESSÃO

Podemos analisar o significado de "opressão" definido por duas classes : Social e Espiritual. 
Opressão é o ato de oprimir, sufocar, seja uma pessoa, uma atitude, uma comunidade. Opressão também pode ser o uso da violência para demonstrar autoridade, atos de tirania, e é um termo bastante associado a países, a governos, a sociedade, e etc.


Opressão Social

Opressão social é quando uma pessoa é alvo da crueldade e humilhação por parte de uma sociedade ou um determinado grupo. Um exemplo de opressão social é o racismo e qualquer tipo de preconceito de cor da pele, religião, sexo, e etc. A opressão social faz com que os cidadãos se sintam “esmagados”, sufocados, não conseguem ser eles mesmos, e muitas vezes se vêem obrigados a agir de uma maneira que não é normal para ele. Vários movimentos acabaram surgindo para estudar a opressão, como a Teologia da libertação.

Opressão Espiritual/ Maligna
A opressão espiritual, também chamada de maligna é quando o demônio age no corpo das pessoas, fazendo com que elas sejam completamente dominadas por ele.   
O demônio age como uma opressão espiritual, onde a pessoa fica sofrendo, cria distúrbios emocionais que nunca teve ou comportamentos desconhecidos. A opressão espiritual ocorre quando um indivíduo começa a ficar com mania de perseguição, que está sendo vigiado o tempo todo, sentem como se alguém tivesse apertando o seu peito e outras sensações.


Há pessoas que estão aplicadas em dois grupos:

  1. Motivados por coisas CERTAS!
  2. Motivados por  coisas ERRADAS
    Ambas, podem está relacionadas a tipos de opressão. Temos que identificar o tipo desta opressão.

    A Bíblia diz, em MT 11. 28 - 

    Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
Como uma pessoa, em uma situação de amargura, de perda, de decepção pode está motivado a fazer tal coisa? Como ela poderá alcançar algum beneficio para si? Talvez, uma resposta obvia você possa responder. 
- É fácil. É só decidir.É só seguir em frente. E pronto!
Não, não é tão fácil como pensa! 
Uma mente balburdiada tem ações desesperadoras. 
O corpo não responde com as ações de sua mente, de forma correta.
Não consegue "andar" um passo de cada vez. Prefere está parado pelo temor no canto tremulo. Tentando preencher sua mente com a ilusão deformada.
Necessitam de remédios para revigorar a "fadiga da alma". A dependência química é o escape para fuga. Enganado  pelas suas razões  da fuga;  sendo que não si deu conta de si mesmo. Então o que fazer ?  Exterminar com sua existência de um definição peculiar  no fim trágico?  Não, a resposta é não. 
 Está desacreditada não é a solução. A insegurança não produz forças para o refugio. Apenas faz deleitar-se das suas lamentações infundadas  em uma mente incendiada e cética.  
Algumas pessoas tem deixado de relacionar-se com Deus. Por que acreditam que Deus é um ser cruel. Suas defesas estão em bloquear suas mentes. Impedindo ser conhecido por Ele.               É improvável que isto dê resultado. Ele conhece cada célula do seu corpo. Nada escapa do olhar deste Deus amável, misericordioso, compreensível...
Tentar despreza-lo não é uma tentativa razoável, mas um suicídio. Adrenalina desta motivação surge na tentativa, de  unirmos a nossa força; entender a "dor" do outro. Precisamos entender que o Reino de Deus não consiste de ditadores, ou de manipuladores religiosos. A nossa luta não é com pessoas, mas cuidar de pessoas para o único Reino. Motivar  alguém a lançar-se nos braços do Pai. Sem dúvida. É proporcionar algum resultado que trará satisfação e qualidade . Conforme a nossa atitude o comportamento deste individuo inerte pela dolorosa cicatriz de sua vida. Outrora, vazio;  transbordará da fonte de alegria do amor de Deus. Temos que ser a referência  de Cristo, e não da filosofia vã das pregações. Jesus ao dizer: "Vinde a mim..." é o convite para os fatigados. Para as mentes cansadas de perguntas sem respostas.Para aqueles que estão correndo sem direção; trilhando caminhos obscuros da vida . 

A desmotivação, oprime.

Neste momento, alguém ouviu uma palavra que fez ela desistir. Uma cena que presenciada causou um desvaneio dos pés dolorosos e cansados. Sua visão outrora refletida pela luz da verdade. Agora, obscurecida pela aflição,e pela perda. 
As tentativas dos belos sermões e auto ajuda, insuficientemente; transformou-se um conceito ilusório. 
Uma palavra mal aplicada pode "falecer" a "motivação" dos sonhos de uma pessoa. Uma palavra com más intenções pode instantaneamente enraizar um "câncer"  em uma pessoa.
Jesus sabia disso: " Todas as coisas me foram entregues por meu Pai"
Ele conhece, e como, e o quê fez você sentir oprimido. Antes da 
crucificação Ele sabia como seria  o diagnostico da dor. Ele sentia que o momento estava próximo. Ele sabe do peso que oprime seus ombros cansados e dolorosos. Ele sabe, o que é sentir os açoites que rasgam a carne. Ele sabe definir a tortura no próprio corpo.
O que Ele diz, é: "eu vos aliviarei"com meu amor, "não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” I JOÃO 4. 
Ele quer possamos demostrar SEGURANÇA (Nele)-Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança...” Sl 40.4a

Ele espera que sejamos PERSEVERANTE ( firmeza, constância na fé, nas virtudes) – É uma que tem a virtude da paciência. Rm 5.3 - “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.” Outras versões : “...sabendo que a tribulação produz a perseverança...”
Deus não perde tempo lamentando os seus erros. Por que cansou-se de tudo. E a única coisa que Ele não quer perder. É  A INTIMIDADE NA HORA QUE VOCÊ SENTIR-SE CANSADO E OPRIMIDO. O CONVITE É : VENHA!


LINHA DE CHEGADA

O convite é real. "Vinde a mim, todos ( eu, você, nós) que estão cansados..." . De quê ?
Cansados de relacionar com suas famílias. 
Cansados do casamento. Devido tantas brigas e decepções.
Cansados de todos. O cansaço não é apenas uma fraqueza imediata. Mais o cansaço que Jesus quer dizer. É das coisas que surgiram a o longo da sua vida. As forças para continuar foram devastada pela correnteza do passado. "Mas o que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão como águias;correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão". Is 40.31
Suas lembranças permanecerá em sua mente. Mas a dor que surgiu durante a caminhada. Ele, o Senhor deseja oferecer uma fonte de água viva. Uma fonte que restabelecerá suas forças. Aqueles que sente-se cansados precisa de descanso. Mas entende que esse descanso durará em toda eternidade. Não pela forma que nos espera, ou seja, a morte. Mas por aquilo que temos que alcançar em Cristo, a vida eterna. Precisamos chegar na "linha de chegada".
 A decisão  é SOMENTE SUA!


ANALISE


Ao escrever sobre este assunto. Analiso o fato de lê nos jornais, os sites na internet os temas polêmicos. Podemos notar que existe e sempre haverá um tipo de opressão: social ou espiritual. Procuramos definir o nosso conceito que os temas tratado - morais ou imorais. Certos ou errados é a inspiração do nosso senso critico. De fato, argumentamos tal definição; aceitar ou não aceitar. O que não podemos é ficar nos gladiando por um conceito que está enraizado na alma de cada um. O que igreja de Cristo pode ou não fazer ?. Antes da reposta concluída. Pergunte a si mesmo: "O que Jesus faria em meu lugar?".  A pessoa de Jesus não deixava de relacionar com as pessoas que eram oprimida socialmente. 
Mostrava para cada um de obter em sua vida o direito de escolha. 
Mostrava que as mudanças eram necessárias para obter a vida eterna. 
E mesmo assim, Ele não oprimia. Você lembra do homem rico . Esse homem conhecia as leis dada por Deus. Conhecia os sistema, pois vivia nele. Ninguém é proibido ficar rico. O maior problema é achar que  sua riqueza está acima de qualquer razão, ou seja, é superior. Então Jesus lança a pergunta par aquele homem; "vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me."
 Não podemos comprar a salvação com dinheiro. Não podemos mudar o mundo com dinheiro. Não podemos mudar o mundo nos gladiando (seja em qualquer classe social). O mundo transformou-se em uma arena, tentando mostrar quem é melhor. Caso seja essa, a motivação da vida. A vinda de Jesus não foi necessária ? Seus ensinamentos foram em vão?  Jesus venho para mostrar que não precisamos perder tempo nos oprimindo, um e outro. Com  idealismos fascista, ou, revolução que acreditamos ser e ter direitos de igualdade. Para que lutamos ? Para que, fim lutamos ? O senso critico é elevado pelo egoismo. Culpar alguém não deixa de demostrar o verdadeiro egocentrismo.
O homem relatado em no evangelho de Marcos, capitulo 10- " Saiu triste". Sentiu-se sufocado pela forma que Jesus atribui seu "questionamento". Todos ser humanos é dotado por uma  verdade , que é inquestionável : decisão. Ela pode ou não nos motivar a tipos de escolha. Certa ou Errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário